Livro “Scraping for Journalists”: como recolher e analisar dados

Se me tivessem dito há uns anos atrás que para ser um jornalista moderno teria que saber trabalhar com o Excel e bases de dados provavelmente teria escolhido outra área.

Saber trabalhar com dados é uma das características mais importantes dos jornalistas digitais, pensem só na quantidade de informação estatística que está aí ao nosso dispor, em quantidades tão avassaladoras que é difícil perceber onde está a história e que outras histórias se podem encontrar.

Para nos ajudar a encontrar estas agulhas no palheiro da informação digital Paul Bradshaw escreveu um livro muito prático sobre como inquirir fontes (normalmente, bases de dados) e analisar os resultados de forma eficaz.Apesar de estar orientado para uma realidade anglo-saxónica, onde a disponibilização e organização de dados estar muito à frente da portuguesa, é uma excelente forma de entrar nesta área.

Tem alguma componente de programação, por isso não será para todos, é preciso saber mais do que escrever e editar no mundo digital onde vivemos.Podem ver aqui um excerto em PDF.

“Scraping for Journalists introduces you to a range of scraping techniques – from very simple scraping techniques which are no more complicated than a spreadsheet formula, to more complex challenges such as scraping databases or hundreds of documents. At every stage you’ll see results – but you’ll also be building towards more ambitious and powerful tools.

You’ll be scraping within 5 minutes of reading the first chapter – but more importantly you’ll be learning key principles and techniques for dealing with scraping problems.”

Scraping for Journalists

Paul Bradshaw foi o meu professor no Mestrado de Jornalismo Online em Birmingham.

 

 

One thought on “Livro “Scraping for Journalists”: como recolher e analisar dados”

Leave a Reply