Formação Jornalismo Online – Jornalistas Locais e Regionais

%CODE1%

 

Estou a preparar uma formação para jornalistas e publicações locais e regionais. Se estiverem interessados apitem.

Esta formação proporciona, de forma modular, a compreensão e aplicação de técnicas de produção de conteúdos jornalísticos para a web. É dirigida a jornalistas e editores de orgãos de comunicação local e regional, e tem em conta as características específicas das publicações e a sua relação com a comunidade.

As sessões têm uma elevada componente prática e de debate, e são moldadas às realidades de cada um dos formandos. As ferramentas usadas são na sua maioria gratuitas, sem necessitarem de conhecimentos de programação.

Há também a possibilidade de formação na redacção e adaptada à realidade da publicação, e que pode fazer parte de um pacote de consultadoria para o desenvolvimento da versão online da vossa publicação.

Local da Formação: Tubo d’Ensaio, ou em redacção

Número de sessões: 5

Duração Total da Formação: 20 horas (4 horas por sessão)

Número de formandos por grupo: 6 no máximo

Preço: 150 euros por formando.

Material pedido aos formandos: um computador. Caso não seja possível, procuraremos fornecer um para ser utilizado durante a formação.

Plano de formação (base)

Evolução da Produção Digital – o novo ecossistema de produção e distribuição de conteúdos online; o que mudou com as ferramentas digitais; competências do jornalista moderno;

Escrever para a Web – técnicas de escrita online, estilos e formatações; gestores de conteúdos; escrever para motores de busca e para os leitores;

Linguagens Multimédia e Interactivas – perceber novas formas de contar histórias; linguagens dinâmicas e interactivas, como e quando usar;

Visualizações de dados- como criar histórias com dados; ferramentas gratuitas para construir visualizações;

Redes Sociais& Liveblogging;  Criação e desenvolvimento de comunidades online; Facebook, Twitter e Google+

Alex Gamela fez o Mestrado em Jornalismo Online na Birmingham City University e trabalhou como formador de Escrita e Narrativas Multimédia para a Universidade do Porto, em programas de formação para a Cofina (todas as publicações e a mais de 200 jornalistas e editores do grupo), e para o P3. Também colaborou no desenvolvimento da estratégia para as redes sociais do Jornal de Notícias.

Escreve uma coluna mensal para a PCGuia, e  é convidado regularmente para escrever sobre jornalismo e redes sociais por várias publicações nacionais e internacionais. Foi colaborador doJournalism.co.uk , onde publicou artigos sobre novos projectos de jornalismo online.

website: http://alexgamela.com
CV: http://vizualize.me/alexgamela ou http://pt.linkedin.com/in/alexandregamela
Twitter: @alexgamela

Email: alexgamela@gmail.com

Leave a Reply